domingo, 16 de outubro de 2011

Meme Literário de 1 mês 2011: Dia 16

Dia 16 – Cite um livro que você achou que não iria gostar e acabou adorando. Fale sobre ele.


Vidas Secas, Graciliano Ramos




Eu imaginei que iria odiar esse livro, mas tem uma explicação sensata.


Quando o peguei para ler, havia acabado de ler aqueles que eu considero os livros mais chatos da face da terra (e talvez do universo, não deve ter literatura mais chata nem em Marte): "A Moreninha" e "O Guarani".


Depois de aturar esses dois porres eu estava prestes a desistir de literatura nacional, até que peguei "Vidas Secas" para ler.


É um livro fabuloso. Conta a história de uma família de retirantes Nordestinos que fogem da seca e da fome. Aborda o tema de maneira social, mas muito humana. Humana até demais, já que a cadela "Baleia" é tratada como gente, como um membro da família, e o autor lhe confere sensações e sentimento de gente.

SPOILER


A descrição da morte de baleia deve ser a cena mais triste/bonita do livro. A maneira como ele descreve a cadela perdendo os sentidos, como se fosse gente. Pensando, como se fosse gente.


Baleia pensa em morder Fabiano - que se viu obrigado a sacrifica-la, imaginando que estaria doente -, depois volta atrás, com aquele sentimento de "é o meu dono, passei a vida ao seu comando, juntando o gado...". Não, não poderia morder Fabiano, limitou-se a deixar-se "adormecer", e imaginou que quando acordasse o Nordeste seria um grande campo verdejante, e haveria preás gordas e as crianças estariam a sua volta...


FIM DE SPOILER


Por tudo isso e muito mais, achei o livro sensacional, quando inicialmente pensei que a literatura Brasileira se resumia aos porres lidos anteriormente... ainda bem que estava enganado.

2 comentários:

  1. Eu nunca o li inteiro. Apenas fragmentos aqui e ali. Sou LOUCA pra ler esse livro. Hora dessas, lerei. ;-)

    ResponderEliminar
  2. E não vai se arrepender. Como eu disse, foi uma grata surpresa =)

    bjs

    ResponderEliminar